Notícias

Aeroporto de Patos salva vidas: paciente de Piancó é transferida em operação do programa Coração Paraibano

Por Gilclecio Lucena   Terça-Feira, 24 de Junho de 2025

Patos (PB), 24 de junho de 2025 – A pista recém-inaugurada do Aeroporto de Patos foi decisiva, nesta terça-feira, para garantir o salvamento de uma paciente de 52 anos, moradora da cidade de Piancó, no Sertão da Paraíba. A mulher deu entrada na urgência do Hospital Regional de Piancó, apresentando quadro de síncope e bradicardia grave causada por um Bloqueio Atrioventricular Total (BAVT), condição que coloca o coração em risco de parada iminente.

Após o atendimento inicial e a estabilização da paciente, a equipe do Programa Coração Paraibanoidentificou a necessidade urgente de transferência para o Hospital Metropolitano de João Pessoa. A distância de cerca de 400 km entre as cidades poderia representar risco de morte em transporte terrestre. A solução veio do céu: uma operação aeromédica rápida e segura decolou do Aeroporto de Patos, reduzindo drasticamente o tempo de deslocamento e aumentando as chances de sobrevivência da paciente.

“O transporte aeromédico é fundamental na medicina de emergência. Em situações como essa, minutos podem significar a diferença entre a vida e a morte. Ter o aeroporto de Patos operando permite salvar vidas, especialmente nas regiões mais afastadas da capital”, explicou Dr. Ruan Ribeiro, Médico e Diretor Técnico do Hospital Regional de Piancó.

Além de ser um marco para o desenvolvimento regional, o funcionamento do aeroporto reafirma o impacto direto dos investimentos públicos em infraestrutura sobre a vida da população.

Para o deputado federal Hugo Motta, a inauguração da pista é resultado de uma luta de muitos anos. “Quando destinamos recursos para o Aeroporto de Patos, sabíamos do seu potencial logístico e econômico. Mas sabíamos também de algo maior: que o aeroporto iria salvar vidas. Hoje, com o coração leve, vemos esse sonho se transformar em realidade. Esse é o papel do poder público: trabalhar para garantir oportunidades, dignidade e cuidado com a nossa gente”, afirmou o parlamentar, responsável por emendas que viabilizaram a obra.

O caso reforça a relevância de políticas públicas voltadas para a interiorização da saúde e a valorização de centros estratégicos a exemplo de Patos, que passa a ser um elo vital entre o Sertão e os grandes centros médicos da Paraíba. “Com infraestrutura moderna e já operando em benefício da população, o aeroporto cumpre, com excelência, a sua missão de promover o desenvolvimento – e proteger o mais precioso de todos os bens: a vida humana”, enfatizou Hugo Motta.

 

Assessoria de Comunicação

Gilclécio Lucena

« Voltar