Notícias
"Ganha o Brasil", diz Hugo Motta sobre regulamentação do IBS
Por Gilclécio Lucena Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2025
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que regulamenta o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), etapa essencial da reforma tributária voltada para modernizar e simplificar a estrutura de impostos no país.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o avanço da proposta só foi possível graças à atuação conjunta entre o Legislativo e o Executivo. Ele destacou que a expectativa é de que o novo modelo tributário resulte em maior eficiência e benefícios diretos para a população.
"Vamos dar condições para ter nosso novo sistema tributário em vigor, que espero trazer menos burocracia, mais agilidade, menos custo para o cidadão pagador de impostos."
O texto-base já foi aprovado pelo Plenário, e os deputados continuam a análise dos destaques que podem ajustar pontos específicos da regulamentação. Para Motta, essa etapa é decisiva para que o Brasil avance rumo a um sistema tributário mais simples e funcional.
"Ganha o Brasil, dá a condição para um passo firme do ponto de vista econômico e de eficiência", reforçou o presidente da Câmara. Ele também lembrou o compromisso assumido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para concluir a votação ainda nesta terça-feira (16).
Votação de pontos destacados
Alguns trechos do projeto ainda serão votados separadamente nesta terça-feira (16), a pedido das bancadas partidárias. Entre eles:
-
definição de uma alíquota máxima de 2% de Imposto Seletivo para bebidas açucaradas;
-
revisão da lista de medicamentos que terão isenção;
-
redução das alíquotas aplicadas às Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs).