Notícias
Hugo Motta é homenageado com o Grande Colar da Medalha da Inconfidência em Minas Gerais
Por Gilclécio Lucena Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025
Minas Gerais – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi o grande homenageado da solenidade da Medalha da Inconfidência, realizada na manhã desta segunda-feira (21), em Ouro Preto, região Central de Minas Gerais. O parlamentar paraibano recebeu o Grande Colar, maior honraria concedida pelo Estado.
Instituída em 1952, a Medalha da Inconfidência é organizada anualmente pelo governo mineiro em memória da Inconfidência Mineira, simbolizando o reconhecimento àqueles que contribuem para o progresso da sociedade. Neste ano, além de Hugo, foram agraciadas 170 personalidades, divididas em outras três categorias: 40 receberam a Grande Medalha, 59 a Medalha de Honra e 71 a Medalha da Inconfidência.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, presidiu a solenidade. "Hoje, ao celebrarmos mais um Dia da Inconfidência Mineira, quando transferimos simbolicamente a capital do Estado para a histórica e heroica Ouro Preto, reverenciamos o espírito valente e presente no coração de todos os mineiros", destacou Romeu Zema.
Hugo Motta agradeceu pela honraria recebida e destacou o compromisso com o futuro do país. “A Medalha da Inconfidência carrega o peso da história e o compromisso com o futuro. Recebê-la como Grande Homenageado é motivo de honra, mas também de responsabilidade. Agradeço a confiança do povo brasileiro e renovo meu compromisso com a democracia e com o desenvolvimento do nosso país”, declarou o deputado.
Os nomes são selecionados por um Conselho Permanente, formado por representantes dos três Poderes estaduais, instituições acadêmicas e outros órgãos públicos.
Homenagem a Tancredo Neves
Após a solenidade em Ouro Preto, Hugo Motta seguiu para São João del-Rei, onde participou de homenagens aos 40 anos da morte de Tancredo Neves. A cerimônia relembrou a trajetória política e o legado do ex-presidente, que se tornou símbolo da redemocratização brasileira.
O evento reuniu autoridades de todo o Brasil, reforçando o prestígio da cerimônia e seu papel como marco cívico do calendário nacional. "O Brasil vive hoje o mais longo ciclo democrático de toda a sua história republicana e revisitar esse momento de 40 anos atrás, eu acho que é uma sinalização que nós damos principalmente para as novas gerações da importância de vivermos hoje em democracia, em liberdade, onde nós próprios podemos definir o nosso destino", disse o deputado federal, Aécio Neves, neto de Tancredo Neves.
Durante discurso, Hugo Motta destacou que o momento representa o entendimento sobre o que Tancredo representou para a democracia brasileira. "Estar aqui é dizer que queremos seguir nesse modelo democrático. É seguir tendo as instituições cada vez mais fortalecidas, é seguir respeitando a vontade popular, é seguir construindo um país mais justo, mais próspero, mas obedecendo regras. Tendo a população como a grande responsável pelas escolhas e sendo a grande força geradora de esperança e de oportunidades para o nosso país", discursou.
Assessoria de Comunicação - Gilclécio Lucena
Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG