Notícias

O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) acompanhou o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e a prefeita de Patos, Francisca Motta, na inauguração do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS),

O parlamentar parabenizou a Prefeitura de Patos pelo trabalho desempenhado. "Quero aqui parabenizar toda a equipe da Prefeitura em nome da prefeita Francisca, que incansavelmente trabalha para que os investimentos se tornem realidade", destacou.

Segundo a prefeita de Patos, Francisca Motta, o CREAS tem entre os principais serviços o de proteção e atendimento especializado de indivíduos, medidas socioeducativas e acompanhamento psicossocial aos jovens em conflito com a lei. "Essa obra tão importante aqui no São Sebastião vai contribuir muito para os trabalhos de assistência social. Estou muito feliz por poder entregar essa obra que leva o nome do grande amigo, Chico Bocão, um homem que incansavelmente lutou pelos patoenses, especialmente pelo povo desse bairro", afirmou Francisca Motta.

Durante discurso na inauguração do prédio que leva o nome do ex-vereador, Chico Bocão, o Ministro Osmar Terra falou sobre recuperar o Pronatec. "Metade das pessoas desistiu de continuar o curso e os demais não conseguiram espaço no mercado do trabalho. Precisamos reestruturar e melhorar o Pronatec para que se tenha garantia de inserção no mercado do trabalho", afirmou.

O ministro disse ainda que está avaliando a proposta de continuidade do benefício do bolsa família, mesmo para aquelas pessoas que consigam um trabalho com carteira assinada. "Hoje, o bolsa família é um dos grandes responsáveis pela informalidade no mercado de trabalho. As pessoas têm medo de assinar a carteira e perder automaticamente o benefício, já que o mercado de trabalho possui alta volatilidade nas contratações", explicou.

Terra destacou o compromisso do Governo Federal com a continuidade dos benefícios na área social. "O país está em crise, mas injetaremos mais recursos, e estamos investindo forte nos programas de progressão social, dando possibilidade as pessoas de ter uma renda para cuidar da família. São programas importantes e o bolsa família ajuda 14 milhões de famílias no Brasil", destacou.

Entrevista coletiva

Antes da inauguração, a comitiva formada pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, pela prefeita de Patos, Francisca Motta, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e pela secretária municipal de desenvolvimento social, Helena Wanderley, concedeu entrevista coletiva a respeito do aumento no benefício Bolsa Família, de 12,5%, reajustado pelo presidente interino Michell Temer. A entrevista contou também com a presença de diversos presidentes de Associações Comunitárias.

O presidente da Associação dos Sapateiros, Viana, solicitou investimentos em cursos para qualificação de mão-de-obra. "Patos vende calçados para todo o país. Precisamos de investimentos para que a gente possa melhorar o trabalho dos sapateiros", disse.

Já a presidente da Associação do São Sebastião, Dona Creuza, alertou para a continuidade e ampliação de investimentos na área cultural. "Precisamos continuar investindo em atividades culturais, que tirem os jovens das ruas, mas passamos por muitas dificuldades. Peço que o Governo Federal tenha mais atenção para essa área", solicitou.

Osmar Terra garantiu atenção aos pleitos e que levará para discussão as solicitações das associações de bairro.

« Voltar