Notícias

Em ofício enviado ao Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o deputado federal Hugo Motta solicitou que o Ministério reveja a portaria 445/2014 e realize estudos sobre as condições de diversas espécies aquáticas ameaçadas de extinção.

O parlamentar sugere que haja um aprofundamento sobre as reais condições dos animais relacionados na portaria, antes da proibição definitiva de captura e pesca, já que a prática contribui para o desenvolvimento econômico da região. "O acompanhamento é necessário, pois precisamos preservar a vida aquática ao mesmo tempo em que devemos garantir a pesca e a comercialização, já que muitas famílias de pescadores tiram seu sustento do pescado", explicou.

São vinte as espécies relacionadas na solicitação, a exemplo da curimatã, tubarão branco, marlim azul, agulhão branco, peixe rei, peixe serra, bagre marinho, garoupa, entre outras. "Essa é uma demanda que surgiu diretamente das colônias de pescadores da Paraíba, representada pelo presidente Juscelino do Peixe. É preciso que o Governo Federal conheça de perto a realidade da população antes de tomar decisões que possam vir a dificultar o desenvolvimento social e econômico", concluiu.

« Voltar