Notícias

O deputado federal Hugo Motta (PMDB) encaminhou um ofício ao deputado estadual e prefeito eleito de Patos, Dinaldinho Wanderley (PSDB), em que o parabeniza pela vitória no pleito do último domingo (2).

O peemedebista também aproveitou para colocar o seu gabinete à disposição do futuro prefeito com o objetivo de conseguir recursos para dar continuidade às obras que estão em andamento e atender novas demandas no município.

“Só com a união de forças e compromisso de todos vamos conseguir vencer as dificuldades e melhorar a vida da população patoense”, declarou.

No pleito do último domingo, Dinaldinho venceu o deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) na disputa pela prefeitura de Patos com 26.840 votos contra 21.740 votos obtidos pelo peemedebista.

deputado federal Hugo Motta – PMDB, comemorou a indicação da cidade de Patos entre as cidades mais eficientes de acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo.

A publicação lançou o Ranking de Eficiência dos Municípios, medindo a eficiência administrativa a partir de vários indicadores como saúde, educação, saneamento básico, despesas públicas e outros.

“Muito me orgulha ver a minha querida Patos entre as cidades que são eficientes perante essa análise, é mais um indicativo de que a cidade está no caminho certo, o que redobra a nossa responsabilidade de continuarmos trabalhando para que esses indicadores melhorem ainda mais”, destacou o parlamentar.

O deputado federal, Hugo Motta (PMDB-PB), se reuniu ontem com o ministro dos Transportes, Aviação Civil e Portos, Maurício Quintela Lessa, e recebeu a garantia que o corte que presidente interino Michel Temer (PMDB) anunciou no programa de investimentos federais em aviação regional não irá atingir o Aeroporto Regional de Patos, ou seja, o equipamento será construído na cidade a partir de 2017.

“Conseguimos garantir, mesmo com todos os cortes que o presidente Temer tem tido de fazer, a priorização do Aeroporto Regional de Patos. São apenas 53 que serão construídos no país inteiro e o de Patos será priorizado”, destacou o deputado paraibano após deixar o gabinete do ministro.

Motta revelou ainda que os recursos para a construção da Alça Oeste em Patos, que liga a BR 230 até a BR 361, também estão garantidos. “Essa é uma emenda do senador Raimundo Lira que foi remanejada”.

O orçamento para o Plano de Interiorização da Aviação Regional estava previsto em R$ 7,3 bilhões, mas quase nada saiu no papel. A nova meta do governo federal é investir R$ 2,4 bilhões em apenas 53 equipamentos que foram priorizados, entre eles o de Patos.

 

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu em audiência, o deputado Hugo Motta (PMDB/PB), e garantiu a liberação de recursos para algumas obras hídricas na região do Sertão Paraibano. Hugo aproveitou o encontro para cobrar mais uma vez o 3º Eixo da Transposição do Rio São Francisco, que atenderá a pelo menos 40 municípios no Estado.


Segundo o deputado Hugo Motta, o ministro já encaminhou os pleitos para as áreas especificas do Ministério para providenciar a liberação dos recursos. “Tratamos da liberação de recursos para Coremas, perfuração de poços, e Santa Terezinha, a 2ª parcela do Açude Primavera que já foi inaugurado pela Prefeitura”, destacou o parlamentar.

Já sobre o 3º eixo da transposição do Rio São Francisco, o Eixo Piancó, que atenderá mais de 40 municípios do sertão paraibano, o Barbalho informou que o projeto está sendo realizado pelo Ministério e, assim que ficar pronto, o Ministro deve ir a Paraíba anunciar como será está importante.


O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) esteve com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, para solicitar celeridade ao processo de assinatura do Termo de Cooperação entre o MEC - Secretaria de Educação Superior -, e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O parlamentar destacou a importância da assinatura do termo para que os serviços do Programa Mais Médicos não parem, já que há uma exigência do Tribunal de Contas da União para que se tenha supervisão acadêmica por parte dos profissionais da saúde sobre o programa. "Essa supervisão acadêmica implica em supervisionar 323 profissionais médicos de atenção básica em saúde que atendem em 125 cidades paraibanas, essa renovação é fundamental para que o programa continue atendendo as milhares de famílias paraibanas e continue funcionando em todo o Brasil", afirmou o deputado.

Em carta aberta pela continuidade do Programa Mais Médicos, os tutores da Paraíba descreveram que há "uma grande apreensão de tutores e supervisores de instituições públicas de ensino superior, programas de residência médica e escolas de saúde pública sobre a continuidade do Programa Mais Médicos. Várias universidades federais estão entre as instituições supervisoras das ações do projeto de provimento emergencial, provendo a supervisão que garante a qualidade da assistência de médicos e médicas que foram alocados em diversas regiões do país. Outras instituições de ensino se incluem nas ações do Programa pela criação ou expansão de vagas de graduação em medicina, bem como pela abertura de vagas de residência médica. Todas, inclusive as que não estão diretamente envolvidas nesse processo, possuem docentes e profissionais que se encontram preocupados com a situação atual".

Outro texto da Carta Aberta afirma que o "problema é que as atividades do Programa, promovidas por essas instituições de ensino diversas, podem ser interrompidas por falta de operacionalização de recursos adequados pelo Ministério da Educação voltados às condições de execução das a vidades previstas: desde as ações de supervisão, como visitas e manutenção de sistemas de informação, às necessidades por docentes e técnicos nas universidades com campus no interior do país, estas que atenderam ao chamado da necessidade de mais vagas para graduação de médicos".

A tutora do programa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a médica Paula Souto Maia, afirma que há um iminente risco de suspensão de todas as atividades de supervisão do programa. "Consequentemente impacta na continuidade do Programa na forma com o que o é preconizado, é necessária a conclusão dos trâmites de renovação do Termo de Cooperação", enfatizou.

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu ao deputado que solicitará agilidade na tramitação para que não haja a inviabilização do programa em todo o Brasil.


Curso em Itaporanga

O parlamentar solicitou ainda ao Ministro Mendonça Filho o apoio ao Complexo Educacional Paraibano - FAVAP.

Segundo Hugo Motta, é necessária a ampliação de oferta de vagas em novos cursos. "Pedi ao Ministro que autorize o funcionamento do curso de Serviço Social em Itaporanga, pois vai diminuir o déficit de oportunidade no ensino superior para diversos jovens do Vale do Piancó", destacou.

 



« VoltarAvançar »