Notícias

O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) prestigiou durante o mês de Julho, 22 convenções partidárias pela Paraíba.

Para o parlamentar, é importante apoiar lideranças políticas que tenham compromisso com a população. "Estamos sempre presentes nos municípios, ouvindo a população, sendo cobrados e levando soluções para os problemas de cada local", disse.

Segundo Hugo Motta, é necessário que as cidades tenham gestores compromissados com o patrimônio público e administre bem o dinheiro do povo. "Enquanto parlamentar, busco apoiar administrações por meio de emendas parlamentares, que são uma forma de atender diretamente a uma necessidade local. Precisamos que nessas eleições sejam eleitos aqueles que verdadeiramente tem honrado a confiança do povo", afirmou.

Motta participou de convenções nos municípios de Tenório, Olho D'água, Itaporanga, São José do Brejo do Cruz, Salgadinho, Princesa Isabel, São José de Princesa, Jurú, Tavares, Conceição, Emas, Imaculada, Várzea, Mato Grosso, Boa Ventura, Catingueira, São José do Bonfim, Teixeira, São José de Espinharas, São Bento, São Bentinho e Pombal.

Na manhã desta sexta-feira, 29, o deputado federa Hugo Motta, acompanhado do deputado estadual, Nabor Wanderley, e da prefeita de Patos Franisca Motta, participou de uma reunião no Tribunal de Justiça da Paraíba, conduzida pelo desembargador presidente do TJPB, Marcos Cavalcanti, para solicitar a elevação da Comarca de Patos à Terceira Entrância.

O parlamentar destacou a importância da elevação da Comarca para garantir celeridade aos processos. “Patos possui mais de 100 mil habitantes e sua Comarca ainda abrange outros sete municípios. Com a elevação, investimentos na estrutura física serão necessários, o que melhorarão consideravelmente o atendimento à população e garantirão melhores condições de trabalho aos membros do judiciáro”, enfatizou.  

Segundo o juiz Hugo Gomes Zaher, os pré-requisitos exigidos pela Lei de Organização e Divisão Judiciária já estão atendidos pela Comarca de Patos. “A reunião foi bastante produtiva. O processo já está instruído e deve ser encaminhado, em breve, ao pleno do TJPB, composto por 19 desembargadores. Condições para que Patos seja transformada em terceira entrância existem, e vamos continuar mobilizados, pois quem ganha é a sociedade paraibana”, disse.

O juiz disse ainda que é importante a elevação, pois “fixará em Patos os juízes, evitando que, para progredir na carreira, tenham necessariamente que se promoverem para Campina Grande ou João Pessoa”.

A Comarca de Patos é composta pelos municípios de Areia de Baraúnas, Patos, Cacimba de Areia, Passagem, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Bonfim e São José de Espinharas. Diversos magistrados estiveram presentes na reunião, que contou ainda com a presença de representantes da OAB-PB, dos deputados Antônio Mineral e Rômulo Gouveia, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Flávio Sátyro, prefeitos e vereadores de diversos municípios e membros do Ministério Público Federal.

O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) acompanhou o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e a prefeita de Patos, Francisca Motta, na inauguração do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS),

O parlamentar parabenizou a Prefeitura de Patos pelo trabalho desempenhado. "Quero aqui parabenizar toda a equipe da Prefeitura em nome da prefeita Francisca, que incansavelmente trabalha para que os investimentos se tornem realidade", destacou.

Segundo a prefeita de Patos, Francisca Motta, o CREAS tem entre os principais serviços o de proteção e atendimento especializado de indivíduos, medidas socioeducativas e acompanhamento psicossocial aos jovens em conflito com a lei. "Essa obra tão importante aqui no São Sebastião vai contribuir muito para os trabalhos de assistência social. Estou muito feliz por poder entregar essa obra que leva o nome do grande amigo, Chico Bocão, um homem que incansavelmente lutou pelos patoenses, especialmente pelo povo desse bairro", afirmou Francisca Motta.

Durante discurso na inauguração do prédio que leva o nome do ex-vereador, Chico Bocão, o Ministro Osmar Terra falou sobre recuperar o Pronatec. "Metade das pessoas desistiu de continuar o curso e os demais não conseguiram espaço no mercado do trabalho. Precisamos reestruturar e melhorar o Pronatec para que se tenha garantia de inserção no mercado do trabalho", afirmou.

O ministro disse ainda que está avaliando a proposta de continuidade do benefício do bolsa família, mesmo para aquelas pessoas que consigam um trabalho com carteira assinada. "Hoje, o bolsa família é um dos grandes responsáveis pela informalidade no mercado de trabalho. As pessoas têm medo de assinar a carteira e perder automaticamente o benefício, já que o mercado de trabalho possui alta volatilidade nas contratações", explicou.

Terra destacou o compromisso do Governo Federal com a continuidade dos benefícios na área social. "O país está em crise, mas injetaremos mais recursos, e estamos investindo forte nos programas de progressão social, dando possibilidade as pessoas de ter uma renda para cuidar da família. São programas importantes e o bolsa família ajuda 14 milhões de famílias no Brasil", destacou.

Entrevista coletiva

Antes da inauguração, a comitiva formada pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, pela prefeita de Patos, Francisca Motta, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e pela secretária municipal de desenvolvimento social, Helena Wanderley, concedeu entrevista coletiva a respeito do aumento no benefício Bolsa Família, de 12,5%, reajustado pelo presidente interino Michell Temer. A entrevista contou também com a presença de diversos presidentes de Associações Comunitárias.

O presidente da Associação dos Sapateiros, Viana, solicitou investimentos em cursos para qualificação de mão-de-obra. "Patos vende calçados para todo o país. Precisamos de investimentos para que a gente possa melhorar o trabalho dos sapateiros", disse.

Já a presidente da Associação do São Sebastião, Dona Creuza, alertou para a continuidade e ampliação de investimentos na área cultural. "Precisamos continuar investindo em atividades culturais, que tirem os jovens das ruas, mas passamos por muitas dificuldades. Peço que o Governo Federal tenha mais atenção para essa área", solicitou.

Osmar Terra garantiu atenção aos pleitos e que levará para discussão as solicitações das associações de bairro.

O ministro do desenvolvimento social, Osmar Terra, vem a Paraíba nesta quinta-feira, 28, para inaugurar um CREAS na cidade de Patos, mas antes concede entrevista coletiva a imprensa na sede da Associação Paraibana de Imprensa a partir das 14h30.

Durante a entrevista coletiva, o ministro vai detalhar o reajuste do Bolsa Família de 12,5% concedido pelo presidente interino, Michel Temer. O reajuste aprovado pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff, quer a e cerca de 8%.

Depois de falar com a imprensa na sede da API, o ministro viaja até a cidade de Patos onde participa da inauguração de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Uma obra erguida numa parceria entre a Prefeitura de Patos e o Governo Federal. Lá, o ministro também fala com a imprensa sobre o reajuste do Bolsa Família. Os deputados federais Hugo Motta e Manoel Júnior, além dos senadores José Maranhão e Raimundo Lira, acompanham o ministro Osmar Terra durante a visita a Paraíba.

O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB), conheceu os programas de capacitação do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Existe uma parceria com o Ministério da Educação que tem capacitado milhares de funcionários públicos da área da saúde vinculados a EBSERH, que hoje é a empresa responsável pela gestão de quase todos os Hospitais Universitários do país.

Na Paraíba, a EBSERH administra o Hospital Lauro Wanderley, Alcides Carneiro e o Hospital Universitário de Cajazeiras.

Na oportunidade, o parlamentar discutiu a importância dessa formação para melhorar do sistema de saúde de um modo geral. “Vamos levar essa discussão para o Congresso Nacional, pois a saúde pública do nosso país depende de todos nós para melhorar”, afirmou Motta.

O Deputado Federal Hugo Motta (PMDB/PB) anunciou na tarde desta quarta-feira, 20, que o Ministro dos Transportes, Maurício Quintela, garantiu que o DNIT vai elaborar o projeto e executar as obras da Alça Oeste, na cidade de Patos.

De acordo com Hugo Motta, a obra ligará a BR - 230, na saída para o município de Pombal, à BR - 316, na saída para Piancó. "Esta obra desafogará o trânsito no centro da cidade e alavancará o crescimento para a zona oeste. É mais um sonho dos patoenses que começa a se tornar realidade", revelou.

A construção da Alça Oeste desviará o intenso tráfego de veículos dentro da cidade, e o valor da obra está previsto em 6 milhões de reais. “Já tivemos um projeto similar realizado e que trouxe grandes resultados para a fluidez do trânsito e para o crescimento da cidade, a Alça Sudeste. O que queremos agora é expandir os benefícios para outras regiões da cidade”, concluiu.

Conclusão do trecho da BR - 426, no Vale do Piancó

Motta afirmou ainda que o Ministro Maurício Quintela garantiu os recursos para a conclusão do trecho da BR - 426, que liga Santana dos Garrotes a Nova Olinda. "Esse trecho se encontra em estado crítico há muito tempo, e precisamos dar celeridade à sua conclusão", destacou Hugo Motta.

Após solicitação do Deputado Hugo Motta, o Senador Raimundo Lira (PMDB/PB) destinou R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) para a conclusão das obras. “São 8 Km (oito quilômetros) de estradas que estão precisando dessa conclusão e que atenderão diretamente a Região do Vale do Piancó, proporcionando melhor fluidez no trânsito e auxiliando no desenvolvimento da economia, já que a BR facilitará o escoamento da produção local”, concluiu.

Hugo Motta destacou ainda a parceria com o Senador Raimundo Lira. “O Senador Lira tem sido um parceiro importante para o atendimento aos nossos pleitos”, afirmou.



« VoltarAvançar »