Notícias
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras ouve, nesta quarta-feira (7), o depoimento do presidente da empresa, Aldemir Bendine.
Bendine foi convocado para explicar as medidas de combate à corrupção adotadas pela estatal desde que ele assumiu o cargo no lugar de Graça Foster, em fevereiro, e quais os planos para o futuro. Os deputados querem saber, principalmente, quando a Petrobras vai retomar seus investimentos, prejudicados desde que começou a operação Lava Jato, no ano passado.
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas concluiu que as denúncias de corrupção podem causar uma redução de quase 30 bilhões de reais das aplicações da Petrobras em 2015. Somente a paralisação da construção de navios-plataforma pela empresa Sete Brasil, contratada pela estatal, já causou a demissão de mais de 30 mil pessoas.
O presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), falou que a convocação do presidente da Petrobras foi feita por meio de um acordo entre partidos da oposição e governo. "É um requerimento conjunto para que ele possa fazer um balanço de como ele encontrou a empresa, das ações que ele vem tomando para que a Petrobras possa ser recuperada", afirmou.