Notícias

Hugo Motta defende aprovação da PEC do Voto Aberto

Por Milena Feitosa   Terça-Feira, 3 de Setembro de 2013

Durante reunião dos Líderes partidários juntamente com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), nesta terça-feira (3), ficou decidido colocar em pauta a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01 que acaba com o sigilo de todas as votações do Congresso Nacional e nos legislativos estaduais e municipais.

 

 

Assunto que divide opiniões entre os parlamentares, mas não para o PMDB que de acordo com o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) é unanimidade dentro do partido a aprovação da PEC do voto aberto.

 

Hugo Motta explicou que sempre defendeu o voto aberto por dá mais transparência aos atos dos parlamentares e a sua aprovação vai também atender ao clamor das ruas nas últimas manifestações. “É importante que a votação seja mais transparente principalmente para as pessoas que nos elegeram. Durante reunião da bancada do PMDB o entendimento pela aprovação foi unânime e acredito que mais uma vez o povo brasileiro sairá vitorioso, pois será mais um instrumento de transparência do parlamento brasileiro. Lembrando que a lei não se restringe apenas ao Congresso Nacional, mas se estende aos legislativos estaduais e municipais”.

 

 

A proposta já foi aprovada em primeiro turno, em 2006, mas ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara antes de ir para o Senado. Tramita também na Câmara dos Deputados a PEC 196/12 que prevê o voto aberto apenas para as cassações de mandato parlamentar.

« Voltar