Notícias
Hugo Motta acompanha Ministro Antônio Andrade em anúncio realizado em João Pessoa
Por Gilclécio Lucena Quinta-Feira, 5 de Setembro de 2013
O deputado federal Hugo Motta (PMDB) acompanhou na manhã desta quinta-feira, 05, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, para a solenidade de anúncio da instrução normativa federal que reconhece oficialmente a Paraíba como Zona Livre da Febre Aftosa. A solenidade aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
Segundo Hugo Motta, o anúncio traz benefícios para os criadores do Estado. “Será muito bom para os nossos criadores em diversos aspectos. Em período de seca, por exemplo, nem transportar o gado para outra região era possível, tendo os criadores que presenciar a morte do rebanho. Economicamente, a Paraíba poderá comercializar com outros Estados, aquecendo a economia da região”, disse.
O parlamentar ressaltou ainda a importância da implantação de uma política de vigilância constante. “A Paraíba precisa de uma política que fortaleça os investimentos em prevenção. O Estado livre da febre aftosa faz com que os criadores tenham as fronteiras abertas para comercializarem com outros estados da federação e tenham ainda a possibilidade de exportação da carne. Com isso, o Estado precisa se manter vigilante para que em fevereiro do próximo ano, quando a Organização Mundial de Saúde (OIE) fará a fiscalização, a Paraíba seja elevada à Zona Livre de Aftosa em nível internacional”, alertou.
Reconhecimento internacional
De acordo com o ministério, em outubro deste ano a pasta enviará pedido à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para que a zona envolvendo os oito novos estados livres da febre aftosa tenham reconhecimento internacional.
“Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional será reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtos dessa zona”, disse o ministro, segundo informou a assessoria de imprensa do ministério.