Notícias

Hugo Motta participa de solenidade de implantação

Por Gilclécio Lucena   Sexta-Feira, 20 de Março de 2015

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20, na Associação Comercial de Patos, a solenidade de implantação da Região Metropolitana de Patos.

Idealizada pela prefeita de Patos, à época deputada estadual, Francisca Motta, a Região Metropolitana foi instituída pelo projeto de lei n° 11/2011. De acordo com Francisca Motta, a união dos municípios trará desenvolvimento para a região. "Trabalhamos muito para que esse projeto fosse adiante.  Temos a certeza de que, agora, chegarão projetos de maneira integrada. Mostrando todas as necessidades da região, a exemplo dos trabalhos de mineração que podem ser desenvolvidos. Aqui não há partido político. O que vemos hoje é uma união de cidadãos objetivando o melhor para o sertão paraibano", pontuou.

O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) destacou as potencialidades que o sertão paraibano possui. "Com a Região Metropolitana, será mais fácil resolver os problemas. Lutaremos por mais vagas nas instituições públicas de ensino superior, pela construção do Hospital de Trauma do Sertão, pela efetivação da Zona Franca do Semiárido, que possibilitará isenção de impostos para indústrias que virão para gerar emprego e renda, e buscaremos fortalecer o turismo de maneira integrada, aquecendo a economia através da rede hoteleira, dos restaurantes e outros serviços", explanou.

A Região Metropolitana de Patos é composta por 24 municípios e possui uma população estimada em 250 mil habitantes.

O deputado estadual, Nabor Wanderley, afirmou que o primeiro passo para a concretização dos trabalhos da Região foi dado. "Convidamos os prefeitos e lideranças para que a gente já possa, não só criar os conselhos deliberativo e consultivo, mas que, a partir daí, se inicie um planejamento de desenvolvimento integrado para toda região”, disse.

As cidades que compõem a Região são Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D’água, Malta, Matureia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.

A solenidade contou com a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa), do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), além do secretário de Planejamento do Estado e de prefeitos dos municípios compreendidos.


« Voltar